quarta-feira, 25 de julho de 2012

Noites Iluminadas


Eu simplesmente adoro este livro, que não é meu, é de meu filho. Tive o maior prazer de dividir a leitura do mesmo com ele. Nós líamos uma história por noite, e quando o livro acabou nós repetimos a dose, de tanto que gostamos. Agora, que já faz um tempinho desse feito, me deu vontade de ler novamente com o Arthur, que provavelmente irá interagir melhor, conseguir "entrar" mais nas histórias, e conversar melhor sobre os temas propostos, já que está maior (acho que já faz mais ou menos um ano que nós lemos).

"Noites Iluminadas" contém vinte narrativas baseadas em técnicas de meditação, elaboradas para serem lidas para as crianças (a partir de sete anos de idade) à noite. As histórias introduzem os pequenos ao processo de  meditação de uma forma criativa, e além de ser uma ótima maneira de fazê-los "desacelerarem" na hora de dormir, estimulam valores ou temas específicos em cada história, como paciência, satisfação, estresse, insegurança, etc..

As histórias são independentes, e podem ser lidas tanto na ordem em que foram editadas no livro, quanto pelo índice de temas abordados. Ao final de cada história são propostas frases que podem ser discutidas com as crianças, referentes ao texto.

Ultrapassando a proposta do livro, que é a meditação, encontra-se o fato de ele servir como uma ferramenta para a aproximação de pais e filhos, propiciando um momento de relaxamento, que pode (e deve) ser aproveitado para estimular o diálogo, através dos pensamentos escritos no final de cada fábula.

Além de tudo isso, o livro é lindamente ilustrado, tão belo que eu dificilmente conseguia fazer o meu filho fechar os olhos para imaginar as histórias.

Para saber mais: Treinar valores de caráter fará você mais feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário