quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Amor, medicina e milagres"


Este livro foi escrito por um médico americano chamado Bernie S. Siegel e conta um pouco da sua experiência com pacientes portadores de câncer. Com esse livro Bernie responde à pergunta que ele mesmo se fez quando começou a trabalhar com esse tipo de paciente: "Por que alguns pacientes de câncer, mesmo com um prognóstico de poucos meses de vida conseguem curar-se espontaneamente enquanto outros não? Segundo o autor, isso acontece principalmente pelo fato de alguns pacientes acreditarem em sua capacidade de recuperação (chamados por ele de pacientes especiais) e na retomada de uma vida normal à medida que outros se resignam perante à enfermidade.

"A teoria de Freud segundo a qual ao instinto de conservação se opõe uma espécie de instinto de morte foi refutada por vários psicólogos mais recentes. No entanto muita gente vive como se quisesse abreviar o tempo de vida. Já os pacientes especiais superam as pressões, os conflitos e os hábitos que levaram outros a agir de acordo com essa consciente ou inconsciente "vontade de morrer". Ao contrário, tudo o que os pacientes especiais pensam e fazem destina-se a levar avante a causa da vida.
Creio que existem dentro de nós mecanismos biológicos de 'vida' e de 'morte'. A pesquisa científica de outros médicos e minha própria experiência clínica diária convenceram-me de que o estado de espírito altera o estado físico, agindo por meio do sistema nervoso central, do sistema endócrino e do sistema imunológico. A paz de espírito envia ao corpo uma mensagem de 'viva', ao passo que a depressão, o medo e o conflito por resolver transmitem-lhe a mensagem de 'morra'. Portanto todas as curas são científicas, embora a ciência ainda não seja capaz de explicar exatamente como ocorrem os inesperados 'milagres'." (SIEGEL, 1989, p.12)

Vale a pena ser lido por doentes de várias enfermidades, não somente por portadores de câncer, e principalmente por profissionais da área da saúde. Traz uma perspectiva diferente da que estamos acostumados a encontrar em relação à doenças crônicas em geral, enfatizando o papel da força da mente no processo de cura.

"Que na verdade a mente governa o corpo, apesar de a biologia e a medicina não prestarem atenção a isso, é o fato mais essencial que conhecemos sobre o processo da vida." Dr Franz Alexander

SIEGEL, Bernie S. Amor, medicina e milagres. 2ª ed. São Paulo: Best Seller, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário