quinta-feira, 14 de junho de 2012

Para superar o ressentimento



Todos nós, no decorrer da vida, acabamos acumulando ressentimentos que muitas vezes derivam de situações ocorridas ainda em nossa infância. Ressentimentos esses que nos fazem acumular grande quantidade de energia que poderia ser utilizada por nós de forma muito mais proveitosa. 

No livro dos Simonton, intitulado "Com a vida de Novo - uma abordagem de auto-ajuda para pacientes com câncer"  é descrita uma técnica (criada por Emmet Fox) simples de ser realizada, que me lembra um tipo de meditação budista chamada meditação do amor, e que descreverei a seguir.

De início pode parecer uma técnica superficial, como se os autores quisessem negar a sentimento de raiva que gera o ressentimento, enquanto sugerem que durante a visualização enviemos pensamentos positivos para a pessoa a quem precisamos perdoar. Mas, como eles descrevem no livro, o simples fato de mudarmos a nossa forma de pensar, faz com que possamos ver o fato ocorrido de uma outra perspectiva, entendendo melhor a situação.

Para realizar a visualização será preciso mais ou menos 5 minutos (dependendo do tempo que você demorar para fazer o relaxamento inicial - até o passo 6) e ela pode ser repetida sempre que você se pegar alimentando uma mágoa antiga, revivendo sem parar o que deveria ter dito ou feito ou lembrando-se do comportamento repreensível da outra pessoa. "As vezes ele não é necessário durante meses inteiros, enquanto que em outras ocasiões será necessário usá-lo meia duzia de vezes num só dia." Ela pode ser, inclusive realizado no momento em que a situação desagradável está ocorrendo.

Visualização para superar o ressentimento:

1. Sente-se em uma poltrona confortável, com os pés no chão, olhos fechados.
2. Tome consciência da sua respiração.
3. Inspire rapidamente algumas vezes e ao expirar diga mentalmente "relaxe".
4. Concentre-se no seu rosto e sinta as tensões dos olhos e da face. Crie uma imagem mental desta tensão - pode ser um nó apertado de uma corda ou um punho fechado- e mentalmente imagine que está relaxando e ficando confortável, como um pedaço de elástico.
5. sinta o seu rosto e olhos ficando relaxados. E, enquanto relaxa, sinta a onda de relaxamento se espalhando pelo seu corpo.
6. Faça o mesmo com todas as partes de seu corpo.
7. Crie uma imagem clara na sua mente da pessoa com quem está ressentido.
8. Imagine as coisas boas que estariam acontecendo com aquela pessoa. Veja-a recebendo amor, atenção, dinheiro, ou o que quer que seja bom para ela.
9. Observe as suas reações. Se tiver dificuldade em ver coisas boas acontecendo com a pessoa, é natural. Ficará mais fácil com a prática.
10. Pense no papel que você deve ter tido no fato ocorrido (cena estressante) e de que maneira poderia reinterpretar o incidente e o comportamento da outra pessoa. Imagine de que maneira a situação se apresenta do ponto de vista da outra pessoa.
11. Observe que você se sente mais relaxado, menos ressentido. Diga a si mesmo que levará consigo esta nova compreensão.
12. Agora está pronto para abrir os olhos e voltar às suas atividades normais.

SIMONTON, O. C.; MATTHEWS- SIMONTON, S.; CREIGHTON, J. L. Com a vida de novo: uma abordagem de auto-ajuda para pacientes com câncer. São Paulo: Summus, 1987. 240p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário