sábado, 19 de maio de 2012

O que significa ser saudável?



Quando pensamos em saúde, é normal que acabemos associando este termo à ausência de doenças. Isso não acontece por acaso, e podemos considerar este fato como um resquício do conceito de saúde utilizado pelas autoridades no assunto, até alguns anos atrás, sendo que para que um conceito seja mudado na sociedade é preciso muito tempo. Foi somente após o final da segunda guerra mundial que iniciou-se uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, incluindo fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde, etc. Desta preocupação surgiu o conceito de saúde definido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e que vem sendo utilizado até hoje. Para a OMS saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

No dicionário de termos técnicos de medicina e saúde, organizado por Luís Rey (ed. Guanabara Koogan), pode ser encontrada a seguinte definição de saúde: “saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional.”

Ampliar o conceito de saúde, pensando nela como um bem estar não apenas físico, mas também psicológico e social, implica em sermos muito mais criteriosos no momento de avaliarmos a nossa própria sanidade. Nesta autoavaliação devemos pensar não somente na ausência de doença ou dor, mas em se estamos bem em vários outros aspectos de nossa vida, como o social, o familiar, o econômico, o psicológico e o espiritual. Esses são os cinco aspectos que compõe o conceito de saúde mais utilizado atualmente. Onde a saúde física consiste no bem estar corporal e esta sim, é a ausência de enfermidades; a relação harmônica consigo mesmo e com as pessoas que nos rodeiam são expressões da saúde psicológica, social e familiar; a saúde financeira é representada pelo uso responsável e equilibrado das finanças pessoais; e a saúde espiritual, que vem cada vez mais sendo reconhecida é a relação harmônica com Deus, e independe de religião.

Considerando todos estes aspectos podemos pensar que o conceito de saúde torna-se cada vez mais abstrato, mais difícil de ser avaliado e principalmente mais longe de ser alcançado. Mas esse movimento foi importante para que pudéssemos alargar nossa visão e considerarmos aspectos de nossas vidas que são tão importantes quanto a saúde física, e que, se desequilibrados, também podem nos afetar negativamente.

A partir deste novo conceito, torna-se cada vez mais difícil ser 100% saudável, mas isso não significa que devemos desistir desse objetivo. Uma boa maneira de iniciar esta busca é pensar em cada um dos tipos de saúde citados acima, nos darmos uma nota (de 0 a 10) e ao final fazermos uma média entre elas, o que resulta é um número que pode representar a nossa saúde total. Se ficou muito distante de 10 é sinal de que precisamos mudar. O próximo passo é identificar quais são os tipos de saúde que estão com notas mais baixas e fazer um planejamento, escrevendo em um papel, para ficar mais objetivo, especificando passo-a-passo como devemos fazer para melhorarmos nestes aspectos. Depois de um tempo perseguindo esse objetivo da saúde 100% (que talvez nunca seja alcançado) com certeza poderemos identificar em nós mesmos muitos novos aspectos positivos e um grande acréscimo na nossa qualidade de vida.

Dayse Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário