quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dia de Jano


Aproxima-se o dia de Jano (primeiro dia de Janeiro), o romano deus dos portões que possuía duas faces, uma voltada para a frente (visualizando o futuro) e a outra voltada para trás (observando o passado). Enfim chegamos ao tempo de avaliação do ano que passou e de formulações de planos ou promessas para os 365 dias vindouros.  Confesso que algumas vezes, esta foi, para mim, uma época de angústias. Felizmente esta situação não é uma regra, e neste momento sou grata ao universo e a mim mesma pelo ano que passou. 

Ao final de 2011, tive que retroceder alguns passos na minha caminhada, e reagi à esta situação, que ocorreu fora de meu controle, com muita ansiedade. Porém determinei a mim mesma aceitar as coisas como elas estavam se apresentando, e crer que a situação em que eu me encontrava era exatamente o "como" e "onde" eu deveria estar. Ao contrário do que possa parecer, esta não foi uma posição de acomodação.

Eu me encontrava descontente em relação a alguns aspectos da minha vida e resolvi que iria dar o primeiro passo no sentido de modificá-las.  Para alguns menos otimistas pode ser até inacreditável, mas bastou o primeiro passo para que as mudanças fossem acontecendo. Aliás, acredito que o início desta transformação foi aceitar as coisas como elas eram, e principalmente, reconhecer que eu queria e tinha o poder de mudar.
Durante todo o ano eu me mantive nesta postura de aceitação, ao mesmo tempo oferecendo oportunidade para o novo e alerta para reconhecer as oportunidades. 

Atualmente me encontro em uma posição em que jamais imaginaria estar, há um ano atrás. Apesar de ainda não ter resolvido todos os meus problemas, e não ser feliz em tempo integral, meus objetivos foram alcançados além do determinado. Colocar meus planos no papel, com metas específicas e datas para serem concluídas me ajudou muito, mas acredito que o ponto principal foi a mudança na minha maneira de pensar.
Simplesmente mudei o foco da minha atenção, dando mais importância para os aspectos positivos da vida e de mim mesma, agradecendo diariamente por todas as coisas boas que eu já havia conquistado e acreditando possuir total capacidade de realizar tudo o que eu tinha planejado.

Hoje meus pensamentos insistiram em me perguntar o que eu quero para mim no próximo ano. Acredito que será um período mais tranquilo, onde consolidarei as mudanças ocorridas e os espaços conquistados. Meus maiores desejos são saúde, energia e organização. Como acredito que somos responsáveis pela vida que temos, em todos os sentidos, sei que esta conquista também depende em grande parte de mim mesma. Portanto meu foco para 2013 será uma boa alimentação, exercícios físicos frequentes e muita meditação. Além de continuar mantendo uma atitude positiva e de aceitação perante a vida, pois sinto que ainda vem muita coisa boa por aí.

Dayse Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário